Enquadramento na Região

O Concelho do Sabugal, também conhecido como região transcudana ou de Riba Côa, é constituido por uma vasta área que se tornou território português em virtude do Tratado de Alcanises, celebrado em 1297, entre os reis D. Dinis de Portugal e D. Fernando IV de Castela e Leão. Localiza-se na região da Beira Interior Norte e é um dos 14 concelhos do Distrito da Guarda, situado na parte meridional do território de Riba Côa, é atravessado de Sul para Norte pelo Rio Côa, abrange uma área total de 823,1km2 , e é composto por 40 freguesias e 102 povoações, sendo habitado por 14 534 pessoas.

 

A freguesia de Alfaiates dista cerca de 19 km do Sabugal, foi sede de concelho até 1836, e é uma das mais antigas freguesias do concelho.

 

Este concelho apresenta-se predominantemente rural e os seus recursos económicos mais importantes são a agricultura, a pecuária e também a silvo pastorícia, associada à produção de queijo de ovelha e cabra, sendo que esta última é uma das tradições mais antigas.

Relativamente à cultura popular é de salientar o artesanato trabalhado pela população local. Os produtos mais característicos são o bracejo, as cadeiras e bancos de junco e a renda das cinco agulhas.

 

© 2015 by DB. All rights reserved.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now